Brasil chega a 188 mil mortes por Covid-19 e bate recorde de média móvel de casos desde início da pandemia - 103 FM Curimataú

Brasil chega a 188 mil mortes por Covid-19 e bate recorde de média móvel de casos desde início da pandemia

single-image

RIO — O Brasil chegou a marca de 188 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Foram notificados 963 óbitos em decorrência da Covid-19, totalizando 188.285 vidas perdidas para a doença. A média móvel de mortes foi de 776, a maior desde 18 de setembro.

Nesta terça-feira o país registrou o recorde de média móvel de casos de Covid-19, com 49.380 diagnósticos positivos por dia, em média, nesta semana. Nas últimas 24 horas foram notificados 55.799 infectados pelo Sars-CoV-2, elevando para 7.320.020 o total de pessoas contaminadas.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

ConsulteVeja a situação da Covid-19 no seu estado

Há treze estados com tendência de alta na média móvel de mortes por Covid-19: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

O Distrito Federal e nove estados demonstram estabilidade: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
Fonte: Jornal O Globo